Curso Técnico
em ALIMENTOS
Sobre o curso
CARGA HORÁRIA
1.200 horas de aulas.
DURAÇÃO
Duração mínima de dois anos, realizado em quatro períodos.
REQUISITOS
Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.


O piso salarial para essa carreira em 2024 é de R$ 2.369,26. Porém a remuneração total para o profissional da área pode chegar a R$ 5.435 segundo o site especializado no mercado de trabalho glassdoor.com.br . O mercado de trabalho para esse profissional está em expansão, com aumento da demanda por especialistas em controle de qualidade e inovação no setor alimentício. Empresas da área têm buscado cada vez mais profissionais qualificados para atender às novas exigências de segurança alimentar e sustentabilidade.
Funcionamento:
- Aulas presenciais de segunda a quinta-feira.
- Aulas não presencias programadas para a sexta-feira.
- A carga horária diária da aula presencial será de 03 (três) horas/aula.

ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO:
poderá atuar em indústria e comércio de alimentos e bebidas, agroindústria e extensão rural, entrepostos de armazenamento e beneficiamento, laboratórios de análises laboratoriais e controle de qualidade, Instituições e órgãos de pesquisa e de ensino, administração pública direta e indireta, órgãos de fiscalização, de inspeção sanitária e de proteção ao consumidor, indústria de insumos para processos e produtos, estações de tratamento de água, resíduos industriais e efluentes, serviços de alimentação, empreendimento próprio, autônomo em consultorias técnicas.
O técnico em edificações será habilitado para:
• Coordenar, conduzir, dirigir e executar o processamento e a conservação de matérias-primas, ingredientes, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, da agroindústria e do comércio de alimentos.
• Realizar análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de controle de processos.
• Implantar e coordenar procedimentos de segurança de alimentos em programas de garantia e controle da qualidade.
• Supervisionar a instalação e a manutenção de equipamentos, controlando e corrigindo desvios nos processos manuais, automatizados e indústria 4.0.
• Aplicar soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos.
• Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos.
• Promover assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos, equipamentos e maquinários.