4 Áreas de Atuação para o Técnico em Estética

A área de estética vem crescendo no mundo todo, o mercado de beleza no Brasil é um setor que movimenta R$168,07 bilhões de reais por ano (Vindi). E como é muito procurado, também é muito competitivo, só em 2019 foram abertos aproximadamente 500 mil salões de beleza (ABIHPEC).
Mas calma… Tem espaço para todos e é por isso que neste texto, selecionamos as principais áreas em que o técnico de estética poderá atuar dentro da profissão: Estética Capilar, Cuidados com a Pele, Estética Corporal e Terapias Aromáticas.
1. Estética Capilar
O estudo da Estética Capilar é uma área que abrange o desenvolvimento de cosméticos que estão ligados ao desenvolvimento capilar. O técnico em estética consegue assim identificar qual é o melhor produto e indicar marcas de acordo com as necessidades capilares de cada pessoa.
São analisadas as estruturas, químicas e fórmulas nutricionais de produtos para cabelos com estudos do couro cabeludo e diagnóstico dos fios.
O técnico em Estética também poderá atuar em clínicas e salões de beleza como Design de Sobrancelhas.
2. Cuidados com a Pele
Com a devida análise da derme, isto é, a pele com suas camadas, características, melanina e doenças mais comuns, o técnico em estética pode fazer uma avaliação de quais são os tratamentos mais adequados existentes no mercado.
Relacionado a Estética Facial, o técnico realiza a higienização, limpeza de pele, esfoliação corporal, bandagens e com a prescrição adequada de um cosmético e técnicas cosméticas o tratamento de acne simples.
Outros tratamentos inclusos na estética facial são: Peeling de Diamante (esfoliação da pele), Carboxiterapia (deixa a pele mais firme), Luz Pulsada (faz com que a pele fique mais firme), Argila (combate rugas, celulite e acne).
3. Estética Corporal
As atividades ligadas à estética corporal, são aquelas em que o profissional qualificado consegue promover uma vida mais saudável, bem-estar e também proporciona sentimentos positivos de felicidade e satisfação.
Os tratamentos que o técnico em estética pode realizar dentro desta área são:
- Drenagem linfática: aumenta a disposição através de movimentos que aceleram o metabolismo ;
- Esfoliação do corpo: remove as células mortas do corpo com cremes;
- Endermologia: faz a absorção da gordura acumulada;
- Massagem mecânica: equipamentos que fazem através de ondas vibratórias;
- Massagem cosmética: atinge a pele mais profundamente e ajuda no metabolismo;
- Vacuoterapia: a gordura localizada e celulite é combatida com um equipamento deslizante.
4. Terapias Aromáticas
Criada para proporcionar bem-estar e relaxamento, a aromaterapia é uma área da fisioterapia em que os profissionais de estética passaram a utilizar devido aos resultados obtidos.
É uma terapia alternativa onde são usados óleos e essências das plantas como as de frutas, flores, ervas, entre outros. Quando usados corretamente, de acordo às técnicas, podem aumentar a qualidade de vida, trazendo harmonia e autoconhecimento.
A profissão técnica em Estética te permite cuidar da saúde de alguém com técnicas de beleza e que escolhe essa profissão pode atuar em clínicas de cuidados e beleza profissional, Spas, como autônoma e salões de beleza.
Uma dica final para quem quer entrar nessa área é: além de estudar tudo sobre o curso, procure saber mais sobre gestão, contabilidade e administração, além de sempre estar atualizada sobre as novidades do setor.